sexta-feira, 18 de abril de 2014

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ARTES CÊNICAS/TEATRO UFGD

Segue abaixo a grade curricular do curso de  Artes Cênicas/ Teatro da Universidade Federal das Grandes Dourados



Disciplinas


Disciplina
Quadro 2: Rol das Disciplinas Comuns à área
 Disciplinas Comuns à Área de Formação
Carga horária

Teórica
Prática
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
72

Fundamentos de Didática
72

Educação Especial
72

LIBRAS
72

Tópicos em Cultura e Diversidade Étnicorracial
72

Laboratório de Textos Científicos I
36
36

Total de carga horária: 432

396

36

C – DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO

Quadro 3 – Rol de Disciplinas Específica do Curso/Obrigatórias
DISCIPLINAS
CH
T
P
Est. S
Atuação I
36
36

Atuação II
36
36

Atuação III
36
36

Atuação IV
36
36

Ação e Produção Cultural I
36
36

Dramaturgia I
54
18

Encenação I
36
36

Encenação II
36
36

Encenação III
36
36

Encenação IV
36
36

Encenação V (Estágio I – Ensino Fundamental)


100
Encenação VI(Estágio I –Ensino Médio)


100
Música e Cena I
36
36

Espaço e Visualidade I
36
36

Teatro Brasileiro e Hispano-Americano
54
18

Teatralidades Brasileiras e Hispano-Americanas I
36
36

Teatralidades Brasileiras e Hispano-Americanas II
36
36

Técnicas e Poéticas da voz I
36
36

Técnicas e Poéticas da voz II
36
36

Técnicas e Poéticas da voz III
36
36

Técnicas e Poéticas do Corpo I: Dança e Ritual
36
36

Técnicas e Poéticas do Corpo II
36
36

Técnicas e Poéticas do Corpo III
36
36

Trabalho de Conclusão de Curso
36
36



    Quadro 3 – Rol de Disciplinas Eletivas do Curso
DISCIPLINAS
CH
Ação e Produção Cultural II
36
Ação e Produção Cultural III
36
Contação de Histórias
36
Dramaturgia II
36
Espaço e Visualidade II
36
Espaço e Visualidade III
36
Espanhol Intrumental
36
Filosofia e Estudos Culturais I: Estética e Ética
36
Filosofia e Estudos Culturais I
36
Filosofia e Estudos Culturais II
36
Filosofia e Estudos Culturais III
36
Literatura Infantil
36
Música e Cena II
36
Música e Cena II
36
Produção Cultural para Crianças e Jovens
36
Técnicas e Poéticas do Corpo IV
36
Atividades Complementares
 240 horas

Objetivos

·         Propiciar a formação de profissionais habilitados em Artes Cênicas/Teatro (modalidade licenciatura) para atuarem na educação e na comunidade em geral, contribuindo para o conhecimento e a difusão do fazer teatral em suas múltiplas manifestações.
·         Promover a formação de arte-educadores que possam suprir necessidades relacionadas ao domínio das linguagens das artes cênicas na Educação Básica.
·         Proporcionar ao acadêmico de Artes Cênicas sólida formação cultural, por meio do ensino, da extensão e da pesquisa, para que ele seja um agente gerador do fazer artístico, da autonomia criativa e do conhecimento crítico.
·         Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico do graduando, de forma que ele possa ler, com eficiência, as diversas linguagens cênicas, como também possa pôr em prática atividades relativas a essas linguagens.
·         Estimular o desenvolvimento de consciência crítica em relação à compreensão da identidade cultural e do papel do profissional de artes cênicas como agente transformador do conhecimento.
·         Promover o desenvolvimento de competências para o ensino, a pesquisa e a extensão, levando em consideração a pluralidade das linguagens cênicas.
·         Estimular a pesquisa, priorizando o estudo, a análise e a documentação da cultura da região e do país.

Habilitação

A Habilitação em Artes Cênicas/Teatro Bacharelado tem os seguintes objetivos

- Proporcionar ao acadêmico de Artes Cênicas/Teatro uma sólida formação cultural, por meio da pesquisa, da extensão e do ensino, para que ele seja um agente gerador do fazer artístico, da autonomia criativa e do conhecimento crítico.
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico do graduando, de forma que ele possa ler, com eficiência, as diversas linguagens cênicas, como também possa pôr em prática atividades relativas a essas linguagens.
- Estimular o desenvolvimento de consciência crítica em relação à compreensão da identidade cultural e do papel do profissional de Artes Cênicas como agentes transformadores do conhecimento.
- Promover o desenvolvimento de competências para a pesquisa, a extensão e o ensino, levando em consideração a pluralidade das linguagens cênicas.
- Estimular a pesquisa, priorizando o estudo, a análise e a documentação da cultura da região e do país.

6.2.  A Habilitação em Artes Cênicas/ Teatro Licenciatura tem os seguintes objetivos
 
               - Propiciar a formação de profissionais habilitados em Artes Cênicas/Teatro (modalidade licenciatura) para atuarem na educação e na comunidade em geral, contribuindo para o conhecimento e a difusão do fazer teatral em suas múltiplas manifestações.
               - Promover a formação de arte-educadores que possam suprir necessidades relacionadas ao domínio das linguagens das Artes Cênicas na Educação Básica.
               - Proporcionar ao acadêmico de Artes Cênicas, sólida formação cultural, por meio do ensino, da extensão e da pesquisa, para que ele seja um agente gerador do fazer artístico, da autonomia criativa e do conhecimento crítico.
               - Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico do graduando, de forma que ele possa ler, com eficiência, as diversas linguagens cênicas, como também possa pôr em prática atividades relativas a essas linguagens.
               - Estimular o desenvolvimento de consciência crítica em relação à compreensão da identidade cultural e do papel do profissional de artes cênicas como agente transformador do conhecimento.
               - Promover o desenvolvimento de competências para o ensino, a pesquisa e a extensão, levando em consideração a pluralidade das linguagens cênicas.
               - Estimular a pesquisa, priorizando o estudo, a análise e a documentação da cultura da região e do país.

Perfil

7. PERFIL DESEJADO DO EGRESSO
O graduado em Artes Cênicas deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas ao longo do Curso, são muitas delas comuns às duas Habilitações. A seguir podem ser verificadas essas habilidades/competências discriminadas para cada uma das Habilitações.
7. 1. PERFIL DESEJADO DO EGRESSO EM BACHARELADO
            Em consonância com a legislação do Conselho Nacional de Educação, o bacharel do Curso de Artes Cênicas/Teatro da FACALE/UFGD deve apresentar o perfil de um profissional com formação teórica e prática que:
- demonstre postura de permanente busca de atualização profissional no espaço em que o curso se insere – espaço marcado pela diversidade cultural da região.
- tenha uma visão pluralista e postura crítica em relação à área de sua formação.
- tenha habilidade de ler, produzir e pôr em prática as diversas linguagens cênicas.
- seja capaz de intervir socialmente, procurando promover, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais.
- possua habilidades para atuar nas várias linguagens que integram o campo dos saberes das artes cênicas, como, por exemplo, cenografia, figurino, iluminação.
- seja um profissional crítico, reflexivo e independente, apto a desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão.
- tenha iniciativa de interferir no mercado de trabalho, criando novas possibilidades de atuação intelectual e artística.
- tenha conhecimento da cultura regional e de sua importância na construção/formação de identidades culturais no Brasil e fronteiras.
- seja capaz de propor e/ou coordenar projetos em Artes Cênicas ou áreas afins no âmbito de instituições de ensino e de outra natureza.
- seja capaz de contribuir, no exercício da profissão, para o desenvolvimento artístico e cultural da região e do país.
7. 2. PERFIL DESEJADO DO EGRESSO EM LICENCIATURA
            Em consonância com a legislação do Conselho Nacional de Educação, o Licenciado do Curso de Artes Cênicas/Teatro da FACALE/ UFGD deve apresentar o perfil de um profissional com formação teórica e prática que
- demonstre postura de permanente busca de atualização profissional no espaço em que o curso se insere – espaço marcado pela diversidade cultural da região.
- tenha visão pluralista e postura crítica em relação à área de sua formação.
- tenha habilidade de ler, produzir e pôr em prática as diversas linguagens cênicas.
- seja capaz de intervir socialmente, procurando promover, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais.
- possua habilidade para atuar nas várias linguagens que integram o campo dos saberes das Artes Cênicas, como, por exemplo, cenografia, figurino, iluminação.
- contribua para o desenvolvimento da educação do país, por meio do exercício de práticas pedagógicas, de pesquisa e do fazer teatral.
- seja capaz de dominar e de criar metodologias de ensino adequadas à arte teatral em suas diferentes linguagens.
- seja um profissional crítico, reflexivo e independente, apto a desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão.
- tenha iniciativa de interferir no mercado de trabalho, criando novas possibilidades de atuação intelectual e artística.
- tenha conhecimento da cultura regional local e de sua importância na construção/formação de identidades culturais no Brasil e fronteiras.
- seja capaz de propor e/ou coordenar projetos em Artes Cênicas ou áreas afins no âmbito de instituições de ensino e de outra natureza.
- seja capaz de contribuir, no exercício da profissão, para o desenvolvimento artístico e cultural da região e do país.
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